Podcasts by Category

Pasquale Cipro Neto - A Nossa Língua de Todo Dia

Pasquale Cipro Neto - A Nossa Língua de Todo Dia

CBN

Curiosidades do uso da língua portuguesa, a gramática, o estilo. Análise das frases faladas por políticos e personalidades.

2201 - A palavra que vem após reticências no fim da frase começa com letra maiúscula ou minúscula?
0:00 / 0:00
1x
  • 2201 - A palavra que vem após reticências no fim da frase começa com letra maiúscula ou minúscula?

    Em 'A Nossa Língua de Todo Dia', professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte José Tadeu Costa, de Nova Friburgo, RJ. Ele quer saber se após o uso das reticências no final de uma frase, a palavra que vem em seguida deve ser iniciada com letra maiúscula ou minúscula. Para explicar, Pasquale conta com auxílios luxuosos 'Retiros Espirituais', de Gilberto Gil, e 'Consolo na Praia', de Carlos Drummond de Andrade. Ouça e saiba mais!

    Thu, 18 Apr 2024 - 11min
  • 2200 - 'Pátria' e 'pátria-mãe': entenda origem dessas palavras com Vinícius de Moraes e Caetano Veloso

    Em 'A Nossa Língua de Todo Dia', professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte Ricardo Dias, do Rio, que quer entender a origem da palavra 'pátria' e 'pátria-mãe'. Para explicar, Pasquale conta com auxílios luxuosos do poema 'Pátria Minha', poema de Vinícius de Moraes, e da música 'Língua', de Caetano Veloso, com ele e Elza Soares. Ouça e saiba mais!

    Wed, 17 Apr 2024 - 07min
  • 2199 - Dia Internacional da Voz: conheça palavras da família da palavra 'voz'

    Em 'A Nossa Língua de Todo Dia', professor Pasquale aproveita o 'Dia Internacional da Voz', nesta terça (16), e traz palavras da família da palavra 'voz'. O professor destaca que 'voc', a raíz de 'voz', está presente em palavras como, invocar, evocar convocar, vocativo, dentre outras. Pasquale conta com auxílios luxuosos das músicas 'Sangrando, de L. Gonzaga Jr., e 'É Preciso Lutar', de Marcelo D2. Ouça e saiba mais!

    Tue, 16 Apr 2024 - 08min
  • 2198 - Por que a palavra 'patrimônio' reflete a sociedade machista em que foi criada?

    Foi em aula de história que um aluno questionou: a palavra ‘patrimônio’ teria se originado dos ‘patrícios’, da Roma Antiga? Apesar da relação interessante, o professor Pasquale explica por que não e elucida, afinal, de onde veio esse termo. Ouça para entender.

    Mon, 15 Apr 2024 - 07min
  • 2197 - Entenda a flexão do verbo 'vir' no presente do indicativo e no pretérito perfeito

    Em 'A Nossa Língua de Todo Dia', Professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte Charles Lobo, de Cataguases - MG. Ele quer entender o verbo 'vir', quando flexionado no presente do indicativo e no pretérito perfeito. Para explicar, Pasquale conta com auxílios luxuosos das canções 'Nóis Viemos Aqui pra Quê?', de Adoniran Barbosa, e 'Traz Outro Amigo Também', de Zeca Afonso. Ouça e entenda!

    Fri, 12 Apr 2024 - 11min
Show More Episodes