Nach Genre filtern

O Assunto

O Assunto

G1

Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Natuza Nery vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

1232 - Carla Zambelli: a denúncia e o isolamento político
0:00 / 0:00
1x
  • 1232 - Carla Zambelli: a denúncia e o isolamento político

    A voz dela ecoou durante as manifestações de rua que pediam o impeachment de Dilma Rousseff. Depois, embarcou na onda do bolsonarismo, que a elegeu deputada federal em 2018. Durante seu primeiro mandato, colecionou indisposições com a lei – o caso mais escandaloso foi a perseguição armada a um homem com quem discutiu na véspera da eleição de 2022. Com a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro, as investigações trouxeram à tona as articulações da deputada para comprometer o sistema eleitoral brasileiro. Nesta terça-feira (23), a PGR denunciou Zambelli (PL-SP) como mandante do ataque promovido pelo hacker Walter Delgatti Neto ao sistema do Conselho Nacional de Justiça. A própria deputada já assumiu ter levado Delgatti para encontrar o então presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, que buscava deslegitimar as urnas eletrônicas. Para explicar quem é esta personagem da política brasileira, as denúncias contra ela e o atual estágio de isolamento dela dentro do bolsonarismo, Natuza Nery conversa com o jornalista Paulo Celso Pereira, editor executivo dos jornais O Globo e Extra.

    Wed, 24 Apr 2024
  • 1231 - O peso do Judiciário no funcionalismo

    Uma pesquisa feita pelo Tesouro Nacional identificou que o gasto da União para custear este poder da República gira em torno de R$ 160 bilhões por ano – 83% desse dinheiro todo apenas para a remuneração de servidores. De acordo com a mesma pesquisa, isso representa cerca de 1,6% do PIB brasileiro. Muito mais do que a média mundial: entre os países ricos, o gasto médio é de 0,3%; entre os emergentes, é de 0,5%. Não é pouco, e pode aumentar. Isso porque uma das chamadas “pautas-bomba” que podem explodir ainda este ano no colo do governo é a PEC do Quinquênio, em tramitação avançada no Senado. Caso aprovada, os salários da magistratura e do Ministério Público sobem automaticamente 5% a cada 5 anos, com impacto anual de pelo menos R$ 42 bilhões a mais para os cofres públicos. Para explicar as disfuncionalidades e os privilégios impostos pelo Judiciário no arranjo do funcionalismo público, Natuza Nery entrevista Gabriela Lotta, professora de Administração Pública da FGV-SP.

    Tue, 23 Apr 2024
  • 1230 - O combate ao crime organizado na Terra Yanomami

    Em janeiro de 2023 foi exposta a gravíssima crise humanitária a qual a etnia Yanomami estava submetida. Dentro daquela que é a maior Terra Indígena do país, parte dos 30 mil integrantes deste povo sofriam com a fome, a malária e o garimpo ilegal. E ainda sofrem. O governo decretou emergência na região, e uma série de ações, de fato, reduziu a presença do crime; mas nem de longe foi o suficiente para garantir vida digna aos indígenas. Em março desse ano, o jornalista André Neves Sampaio, do Profissão Repórter, da TV Globo, voou até a base de Surucucu da Terra Indígena – uma experiência que ele relata neste episódio. Participa também o General Costa Neves, comandante militar da Amazônia. Em entrevista a Natuza Nery, ele descreve os desafios do combate ao crime organizado na Amazônia e explica a estratégia de enfrentamento imposta pelas Forças Armadas.

    Mon, 22 Apr 2024
  • 1229 - Rogério Andrade: a decisão que beneficiou o bicheiro

    Herdeiro das atividades de contravenção do clã Andrade e uma das figuras mais temidas do Rio de Janeiro há décadas, Rogério tem em sua ficha corrida vários atentados contra si – um deles, em 2010, matou seu filho de 17 anos – e também denúncias de crimes diversos, entre eles assassinatos, organização criminosa e pagamento de propina a agentes públicos. Uma dessas acusações o levou à cadeia, mas por apenas quatro meses: Jorge Mussi, ministro do Superior Tribunal de Justiça, hoje aposentado, soltou o bicheiro em 2022, após o nome dele constar até na lista dos mais procurados da Interpol. Na mais alta esfera do Judiciário, o ministro Nunes Marques, do STF, decidiu a favor de Rogério Andrade por três vezes. A mais recente dela foi um despacho sigiloso que libera o contraventor de usar a tornozeleira eletrônica e de atender o recolhimento domiciliar noturno. Neste episódio, Natuza Nery conversa com Octavio Guedes, colunista do g1 e comentarista da GloboNews, para explicar quem é este personagem, a quais crimes ele responde na Justiça e por que ele consegue sempre escapar do alcance das leis.

    Fri, 19 Apr 2024
  • 1228 - A guerra de Arthur Lira contra o Planalto

    As críticas do presidente da Câmara ao ministro Alexandre Padilha (PT) – responsável pela articulação política do governo com o Congresso – datam de meses. Mas, na última semana, Arthur Lira (PP) subiu o tom e chamou o ministro de “incompetente”: disparo dado depois de ser questionado sobre uma possível fragilidade de sua liderança à frente da Casa. Ao saber do bombardeio sofrido por seu ministro, o presidente Lula (PT) entrou em cena e dobrou a aposta: defendeu Padilha abertamente, e o governo exonerou um primo de Lira da superintendência regional do Incra em Alagoas. Do outro lado, Lira abriu sua caixa de ferramentas: ele ameaça com uma série de “pautas-problema” para o Executivo, entre elas a instalação de CPIs – um incômodo às vésperas das eleições municipais. “É o pior momento, sem dúvida alguma”, afirma o cientista político Fernando Abrucio, professor da FGV-SP, sobre a relação entre o comando da Câmara e o Planalto. Em entrevista a Natuza Nery, Abrucio analisa a guerra deflagrada e avalia o que cada lado tem a ganhar e a perder: “Há uma dissonância cognitiva entre os dois. Lira não será o primeiro-ministro que foi com Bolsonaro, e Lula 3 não será como foi Lula 1 e Lula 2”, resume.

    Thu, 18 Apr 2024
Weitere Folgen anzeigen