Filtrer par genre

Pasquale Cipro Neto - A Nossa Língua de Todo Dia

Pasquale Cipro Neto - A Nossa Língua de Todo Dia

CBN

Curiosidades do uso da língua portuguesa, a gramática, o estilo. Análise das frases faladas por políticos e personalidades.

2205 - Existe a palavra "parecerista"?
0:00 / 0:00
1x
  • 2205 - Existe a palavra "parecerista"?

    Um ouvinte se deparou com a palavra "parecerista", indicando alguém que faz um parecer. O termo é um neologismo? Pode ser "parecedor", "parecedora"? Para responder a dúvida, o professor Pasquale conta com os auxílios luxuosos de Manuel Bandeira e Lulu Santos.

    Wed, 24 Apr 2024 - 08min
  • 2204 - A palavra 'maioritariamente'?

    Professor Pasquale responde dúvida do ouvinte Kleber Dourado, e conta com o auxílio luxuoso de 'Maior', de Dani Black.

    Tue, 23 Apr 2024 - 08min
  • 2203 - "Gostaria de agradecer"

    Um ouvinte diz que se incomoda ao ouvir a frase "gostaria de agradecer", porque acredita que a forma correta é "agradeço". Será? Para responder a dúvida, o professor Pasquale conta com os auxílios luxuosos de Gal Gosta e Martinho da Vila.

    Mon, 22 Apr 2024 - 12min
  • 2202 - Como é a pronúncia da palavra 'quinquênio'? Entenda agora!

    Em 'A Nossa Língua de Todo Dia', professor Pasquale comenta a pronúncia da palavra 'quinquênio', presente no tema da coluna de Maria Cristina Fernandes desta quinta-feira (18). Para explicar, Pasquale conta com o auxílio luxuoso da música 'A Cura', de Lulu Santos. Ouça e entenda!

    Fri, 19 Apr 2024 - 09min
  • 2201 - A palavra que vem após reticências no fim da frase começa com letra maiúscula ou minúscula?

    Em 'A Nossa Língua de Todo Dia', professor Pasquale responde à dúvida do ouvinte José Tadeu Costa, de Nova Friburgo, RJ. Ele quer saber se após o uso das reticências no final de uma frase, a palavra que vem em seguida deve ser iniciada com letra maiúscula ou minúscula. Para explicar, Pasquale conta com auxílios luxuosos 'Retiros Espirituais', de Gilberto Gil, e 'Consolo na Praia', de Carlos Drummond de Andrade. Ouça e saiba mais!

    Thu, 18 Apr 2024 - 11min
Afficher plus d'épisodes