Podcasts by Category

Bebé a caminho

Bebé a caminho

Hospital da Luz

Este é um podcast sobre gravidez e parto. Em cada episódio do Bebé a Caminho, um especialista do Hospital da Luz fala sobre temas de interesse para os casais que querem ser pais pela primeira vez, que já estão ‘grávidos’ e para os que querem alargar a família. São muitos temas de conversa com muitas perguntas e... com as respostas dos nossos obstetras. Para que não haja dúvidas.

20 - Nascer antes do tempo
0:00 / 0:00
1x
  • 20 - Nascer antes do tempo

    A experiência de ser mãe e pai de um recém-nascido prematuro costuma ser descrita como um misto de alegria, ansiedade e sofrimento. E talvez o pior mesmo seja, para os pais destes micro bebés, sair da maternidade sem o seu filho.

    É que ele tem mesmo de ficar! Dentro de uma incubadora, agarrado a fios e a tubos, num lugar cujo nome, só por si, assusta: cuidados intensivos neonatais. A lutar pela vida.

    Um bebé é considerado prematuro quando nasce antes das 37 a 42 semanas de gravidez – que é o período normal de gestação.

    Mas ser prematuro não é apenas nascer antes do tempo, como explica, neste novo episódio do Bebé a Caminho, o neonatologista e coordenador da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais do Hospital da Luz Lisboa, Gonçalo Cassiano Santos.

    Fri, 17 Nov 2023 - 28min
  • 19 - O que fazer com este recém-nascido?

    A partir do momento em que o bebé nasce, tudo muda. A nossa perspetiva do mundo, o modo como nos relacionamos com os outros, a responsabilidade que, de repente, passou a ser gigante. E há tanto para aprender…

    É precisamente para estes dias logo a seguir ao parto, em que parece que nos caiu o mundo em cima, que servem os conselhos e os ensinamentos da enfermeira Diana Silva, da equipa do internamento de obstetrícia do Hospital da Luz Lisboa. Afinal, todos os dias, uma parte importante do seu trabalho é apoiar as recém-mães na relação com o seu bebé, ensinando aquilo que terá de se tornar rotineiro dali para a frente.

    Neste episódio do BEBÉ A CAMINHO, Diana partilha estes conselhos e responde a dúvidas sobre o acolhimento em casa, quando há irmãos e quando há animais, sobre as visitas da família e amigos a casa ou como viajar de carro com o bebé, sobre a frequência com que se devem mudar as fraldas e se ele é aconselhável ele dormir na espreguiçadeira, entre muitas outras coisas.

    O BEBÉ A CAMINHO é o programa sobre gravidez e parto do podcast Hospital da Luz e está disponível em todas as plataformas. Siga-nos e subscreva.

    Mon, 09 Oct 2023 - 27min
  • 18 - Gravidez e exercício físico

    Muitas mulheres, quando descobrem que estão grávidas, interrompem a prática do exercício físico. Por falta de informação, desconhecimento ou receio de que o exercício provoque algum problema à mulher ou ao feto, a verdade é que a gravidez continua envolta em mitos que podem e devem ser desfeitos. Este, de não poder fazer exercício na gravidez, é um deles.

    Mafalda Antunes é fisiologista do exercício e, no Hospital da Luz Lisboa, dedica-se à avaliação e prescrição de exercício físico para a mulher. E é a convidada deste episódio do podcast do Hospital da Luz, BÉBE A CAMINHO.

    A importância do exercício na gravidez, o tipo de exercício mais adequado a este momento da vida da mulher e o que ela deve mesmo evitar fazer quando está à espera de bebé - é sobre tudo isto que conversamos com a nossa especialista.

    Mon, 04 Sep 2023 - 22min
  • 17 - Plano de parto: o que precisa de saber

    Um plano de parto é um documento escrito pela grávida e o seu acompanhante, que reflete os seus desejos e expectativas para o momento do parto. Um documento que deve servir de guia para os profissionais de saúde que assistem a grávida no Bloco de Partos.

    Neste novo episódio do podcast Hospital da Luz, BÉBE A CAMINHO, Élia Fernandes, especialista em ginecologia-obstetrícia e coordenadora da maternidade do Hospital da Luz Lisboa, fala da importância do plano de parto, da função e utilidade deste documento e da sua experiência com muitas grávidas com quem falou deste assunto.


    Mon, 04 Sep 2023 - 37min
  • 16 - Os desafios da amamentação

    Dou de mamar ou não? Vou ser capaz? Será que é muito difícil? E dói? O que é a golden hour? E como vou saber se o bebé está com fome?

    Inês Ferreira, enfermeira no internamento de obstetrícia do Hospital da Luz Lisboa, responde a estas e muitas outras questões sobre os desafios da amamentação em mais um episódio do BEBÉ A CAMINHO.

    Siga e subscreva todos os episódios do Podcast Hospital da Luz.

    #hospitaldaluz #maternidade #gravidez #parto #urgencias #fertilidade #gravideztardia #gravidezderisco #saúdematerna #vigilâncianagravidez #medicinareprodutiva #amamentacao #leitematerno #alimentacao #recemnascido

    Wed, 10 May 2023 - 38min
Show More Episodes