Podcasts by Category

Criatividade iLTDA

Criatividade iLTDA

César Tureta

O podcast Criatividade iLTDA tem como objetivo a divulgação e a popularização do conhecimento científico sobre criatividade e inovação. Visite o nosso site: https://www.criatividadeiltda.com Siga nossas redes sociais: Facebook https://www.facebook.com/criatividadeiltda Instagram https://www.instagram.com/criatividadeiltda Linkedin https://www.linkedin.com/company/criatividade-iltda

25 - #25 Série Originais: pensamento de grupo, cultura forte e experimentação
0:00 / 0:00
1x
  • 25 - #25 Série Originais: pensamento de grupo, cultura forte e experimentação

    Você já se deparou com uma situação na empresa em que você tinha uma opinião diferente da equipe, mas acabou abraçando a ideia da maioria do grupo? Se sim, você não é o único. Acontece com quase todo mundo e é uma situação muito mais frequente do que a gente imagina. Isso é o que conhecemos como pensamento de grupo. Nesse episódio iremos falar sobre: 1- O impacto do pensamento de grupo no destino da empresa Polaroid;2- A importância da diversidade de pensamento no ambiente organizacional;3- Algumas estratégias que a Pixar utiliza para potencializar a criatividade de suas equipes.Se você ficou curioso sobre como funciona o pensamento de grupo e quais são as implicações dele para a criatividade e a capacidade de inovar de uma equipe, ouça o sétimo episódio da série Originais.Canal Youtube:https://bit.ly/3wjXmev Visite o nosso site:https://www.criatividadeiltda.com Siga nossas redes sociais:Instagram https://www.instagram.com/criatividadeiltdaFacebook https://www.facebook.com/criatividadeiltdaLinkedin https://www.linkedin.com/company/criatividade-iltdaMedium https://medium.com/@cesarturetaReferências Folha de São Paulo (2001). Polaroid pede falência e tenta reorganizar dívidas. Acesso em: 21 de novembro de 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u33011.shtml.Grant, A. (2017). Originais: como inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante. Capítulo 7.McDonald, M. L., & Westphal, J. D. (2003). Getting by with the Advice of Their Friends: CEOs’ Advice Networks and Firms’ Strategic Responses to Poor Performance. Administrative Science Quarterly, 48, 1–32.Isto É (2008). O fim da Polaroid. Acesso em: 21 de novembro de 2023. Disponível em: https://istoe.com.br/1047_O+FIM+DA+POLAROID/.

    Thu, 15 Feb 2024 - 21min
  • 24 - #24 Série Originais: rivalidade entre irmãos, ordem de nascimento e ousadia

    Você é filho único, primogênito, o caçula da família ou você está em algum lugar entre o seu irmão mais velho e o seu irmão mais novo? Talvez você não saiba, mas a ordem de nascimento faz toda a diferença quando se trata de assumir riscos na vida profissional. Nesse episódio, eu vou falar sobre como a ordem de nascimento influencia o comportamento de cada irmão nos campos da arte, da ciência e do mundo dos negócios. Quem você acha que assume mais riscos ao tomar uma decisão estratégia na empresa, um CEO primogênito ou um CEO que é um irmão mais novo? Ouçam o sexto episódio da série Originais e descubra as vantagens de ser o primogênito ou a caçula da casa.Canal Youtube:https://bit.ly/3wjXmev Visite o nosso site:https://www.criatividadeiltda.com Siga nossas redes sociais:Instagram https://www.instagram.com/criatividadeiltdaFacebook https://www.facebook.com/criatividadeiltdaLinkedin https://www.linkedin.com/company/criatividade-iltdaMedium https://medium.com/@cesarturetaReferênciasBliss W. D. (1970). Birth order and creative writers. Journal of Individual Psychology, 26(2), 200–202. Campbell, R. J., Jeong, S. H., & Graffin, S. D. (2019). Born to take risk: The effect of CEO birth order on strategic risk taking. Academy of Management Journal, 62(4), 1278–1306. Clark, R. D., & Rice, G. A. (1982). Family constellations and eminence. The Journal of Psychology, 110, 281-287.Grant, A. (2017). Originais: como inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante. Capítulo 6.Jones, D. (2009). First-born kids become CEO material - ABC News. Disponível em: https://abcnews.go.com/Business/LifeStages/story?id=3554179&page=1#:~:text=Of. Acesso em: 03/06/2023.

    Mon, 26 Jun 2023 - 28min
  • 23 - #23 Série Originais: radicais moderados, ideias que colam e amigos da onça

    Você é uma pessoa radical ou uma pessoa moderada quando defende as suas ideias?Neste episódio, três pontos centrais serão discutidos:1- Eu vou mostrar como é possível ser ao mesmo tempo radical e moderado na defesa de nossas ideias e como essa posição pode ser uma estratégia eficaz de convencimento.2- Eu vou apresentar seis princípios que podem ajudar a aumentar as suas chances de ser bem-sucedido nesse processo de convencimento.3- Você vai aprender o quanto é importante fazer alianças com as mais diversas pessoas, inclusive com os seus adversários.Ouçam o quinto episódio da série “Originais” e comecem a colocar em prática as dicas que farão as suas ideias serem mais aceitas pelo seu chefe, colegas de trabalho e parceiros de negócios.Canal Youtube:https://bit.ly/3wjXmev Visite o nosso site:https://www.criatividadeiltda.com Siga nossas redes sociais:Instagram https://www.instagram.com/criatividadeiltdaFacebook https://www.facebook.com/criatividadeiltdaLinkedin https://www.linkedin.com/company/criatividade-iltdaMedium https://medium.com/@cesarturetaReferênciasGrant, A. (2017). Originais: como inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante. Capítulo 5.Meyerson, D. E., & Scully, M. A. (1995). Tempered Radicalism and the Politics of Ambivalence and Change. Organization Science, 6(5), 585-600.

    Tue, 06 Jun 2023 - 28min
  • 22 - #22 Série Originais: procrastinar sim, ser pioneiro não

    Você acha que procrastinar é algo bom ou ruim para a sua criatividade? E o que você acha que é melhor para uma empresa: ser a pioneira em um determinado mercado ou entrar depois e seguir a pioneira? É sobre esses assuntos que nós vamos falar no quarto episódio da série “Originais”. Nesse episódio, vamos mostrar que até mesmo Leonardo da Vinci, um gênio criativo, foi um procrastinador nato. Vamos mostrar também que a Nintendo foi capaz de revolucionar o mercado de jogos, mesmo não tendo sido a primeira empresa a lançar um console de videogame.Ouçam o quarto episódio da série e descubram como procrastinar pode ser algo positivo e que sair atrás, na entrada em um novo mercado, nem sempre é algo ruim. Canal Youtube:https://bit.ly/3wjXmev Visite o nosso site:https://www.criatividadeiltda.com Siga nossas redes sociais:Instagram https://www.instagram.com/criatividadeiltdaFacebook https://www.facebook.com/criatividadeiltdaLinkedin https://www.linkedin.com/company/criatividade-iltdaMedium https://medium.com/@cesarturetaReferênciaGrant, A. (2017). Originais: como inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante. Capítulo 4.

    Thu, 11 May 2023 - 24min
  • 21 - #21 Série Originais: poder, status e limitações das próprias ideias

    O que você precisa fazer para ter a sua ideia inovadora ouvida dentro da empresa? E como é possível questionar a forma convencional de trabalho, sem colocar em risco a própria reputação?No novo episódio, além de responder a essas perguntas, nós vamos mostrar também a importância de se falar abertamente sobre as limitações das próprias ideias.O senso comum costuma indicar que devemos apresentar só os pontos positivos das nossas ideias e ocultar o lado negativo.Porém, essa estratégia nem sempre é uma boa opção para convencer os outros do valor das nossas iniciativas ou dos projetos inovadores que pretendemos desenvolver. Neste episódio, você vai descobrir como contornar as barreiras que dificultam as iniciativas inovadoras. Canal Youtube:https://bit.ly/3wjXmev Visite o nosso site:https://www.criatividadeiltda.com Siga nossas redes sociais:Instagram https://www.instagram.com/criatividadeiltdaFacebook https://www.facebook.com/criatividadeiltdaLinkedin https://www.linkedin.com/company/criatividade-iltdaMedium https://medium.com/@cesarturetaReferênciaGrant, A. (2017). Originais: como inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante. Capítulo 3.

    Thu, 06 Apr 2023 - 23min
Show More Episodes