Filtrar por género

P24

P24

PÚBLICO

De segunda a sexta às 7h. Antes de tudo: P24. O dia começa aqui

3245 - A Geórgia pode ser a segunda Ucrânia?
0:00 / 0:00
1x
  • 3245 - A Geórgia pode ser a segunda Ucrânia?

    O Sonho Georgiano, o partido no poder na Geórgia, aprovou um projecto de lei que tem motivado uma forte contestação social nas ruas da capital.

    O Governo da Geórgia quer obrigar as organizações da sociedade civil e os meios de comunicação social que recebam, pelo menos, 20% do seu financiamento através do exterior, a registarem-se como grupos "ao serviço de potências estrangeiras".

    Esta lei é conhecida como a lei dos “agentes estrangeiros” e é um decalque de legislação russa aprovada por Putin, em 2012, para reprimir os seus opositores A pretensão é contestada pela oposição e alguns dos seus líderes foram agredidos em manifestações nas ruas de Tiblissi.

    Mas são os mais jovens que lideram os protestos contra o que chamam a lei russa. Enquanto as gerações mais novas são a favor da integração na União Europeia, as gerações mais velhas são sensíveis à manutenção ou reconstituição dos velhos laços com a Rússia.

    A Geórgia está numa encruzilhada. Os EUA ameaçam suspender o financiamento do país e a União Europeia entende que a adesão do pode estar comprometida. O partido no poder entende, no entanto, que é possível estar bem com Bruxelas, Washington e Moscovo ao mesmo tempo. Será que a Geórgia corre o risco de ser uma segunda Ucrânia? Para nos falar sobre o que se passa neste país, convidamos Cátia Miriam Costa, investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 16 May 2024
  • 3244 - O novo desenho do país à boleia do novo aeroporto

    Um investimento com a envergadura do novo aeroporto de Lisboa é muito mais do que a escolha de um lugar ou de um tipo de infraestrutura. O gigante que se vai erguer nas planícies da margem sul do Tejo vai mudar a região envolvente, vai mudar a Grande Lisboa e vai ter impactes no modelo de desenvolvimento de todo o país.

    E quanto ao resto do país? O que significa esta escolha? Que mudanças podemos esperar no país?

    Neste P24, ouvimos a geógrafa Teresa Sá Marques, uma das grandes especialistas nacionais em planeamento e desenvolvimento regional.


    Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações parapodcasts.​ Conheça os podcastsdo PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um emailpara podcasts@publico.pt.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Thu, 16 May 2024
  • 3243 - Mais Habitação e Construir Portugal: quais as diferenças e semelhanças?

    Chama-se Construir Portugal e é a nova estratégia do actual Governo para responder à crise de habitação. Mas quais as principais semelhanças e diferenças para o programa que tinha sido apresentado pelo anterior Governo do PS, Mais Habitação?

    Samuel Gonçalves, arquitecto que tem assinado no PÚBLICO vários textos sobre o tema, explica, neste P24, quais são as diferenças e semelhanças entre os programas do PS e da AD.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Wed, 15 May 2024
  • 3242 - Apesar das incertezas, a Catalunha ultrapassou o "procés" independentista?

    O Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, viu aprovada nas urnas a sua aposta na reconciliação, com os indultos e a amnistia para todos os envolvidos no procés. Os socialistas tiveram uma vitória clara – e histórica – nas eleições catalãs de domingo, somando mais votos (28%) e deputados (42, mais sete do que o independentista Junts, que ficou em segundo), mas espera-os um complexo processo negocial. Neste P24 ouvimos o jornalista Nuno Ribeiro.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 13 May 2024
  • 3241 - Rússia em São Tomé é um problema para Portugal? Sim

    No seu discurso de tomada de posse para o quinto mandato como Presidente da Rússia, Vladimir Putin, referiu: “Num mundo complexo em rápida mudança, nós devemos ser auto-suficientes e competitivos, abrir para a Rússia novos horizontes, como já aconteceu várias vezes na nossa história.” Um desses novos horizontes abriu-se na passada semana à cooperação com Moscovo: São Tomé e Príncipe. Outro que poderá estar na calha é a Guiné-Bissau. Será uma ameaça à Europa e a Portugal? Neste P24 ouvimos o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Mon, 13 May 2024
Mostrar más episodios