Filtrer par genre

NO RECREIO!

NO RECREIO!

podcast no recreio

O podcast no recreio é uma iniciativa da UFPE e da UFRPE com o objetivo de contribuir para o debate público sobre educação. Em nossos episódios, historiadoras e historiadores do Brasil e do mundo respondem questões enviadas por docentes e suas turmas da educação básica. Nossa primeira temporada reunirá episódios sobre o bicentenário da Independência do Brasil.

11 - Quais as repercussões da Independência do Brasil na África?
0:00 / 0:00
1x
  • 11 - Quais as repercussões da Independência do Brasil na África?

    No último episódio da primeira temporada do podcast No Recreio, a professora Dra. Dayana Lima (UFPB) pergunta ao professor Luiz Felipe de Alencastro (Universidade Sorbonne (França) / Fundação Getúlio Vargas) sobre as repercussões da independência do Brasil nas redes comerciais produtoras e exportadoras de escravos na África. A pergunta da professora Dayana foi gravada no ano passado, quando ela ainda era professora da Educação Básica no Instituto Federal de Floresta/PE e no SESC Pernambuco. 

    O professor Luiz Felipe de Alencastro é um dos mais respeitados historiadores brasileiros. Sua obra mais conhecida é "O trato dos viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul". Além de ser um grande intelectual público e formador de opinião, atualmente mantém responsabilidades profissionais com a Sorbonne e outras instituições internacionais, sendo também Coordenador do Centro de Estudos do Atlântico Sul e professor titular da Escola de Economia de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas.

    Na sua conversa conosco, sem querer (e sem conhecer), articulou a maioria dos episódios desta primeira temporada. Este episódio está sendo lançado agora, por diversas razões, mas, a principal delas, tem a ver com a nossa proximidade à data do 13 de maio. Somos herdeiros e herdeiras das lutas históricas contra e a favor dos interesses escravistas em três continentes! Ainda temos muita luta (social, política e cultural) pela frente para eliminarmos, definitivamente, a perspectiva escravista de mundo (porque é disso que se trata, de uma perspectiva de mundo). Comemoremos sim, como uma conquista (arrancada, a duras penas, da classe senhorial) o nosso 13 de maio!

    Se tiverem alguma dúvida, vocês podem ir ao nosso site www.norecreiopodcast.wordpress.com  e encontrar mais informações por lá. E por favor, nos ajudem a divulgar essa iniciativa! 

    Escutem, reflitam, divulguem nossa iniciativa. Essa é uma ação de extensão das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco. Foi uma alegria ter estado com vocês. Até a próxima temporada.


    Thu, 18 May 2023 - 54min
  • 10 - Quais foram as motivações para a Batalha do Jenipapo durante a Independência no Piauí?

    Neste episódio respondemos às perguntas de Allan Alves da Mata Ribeiro, professor de História da rede pública do Estado da Paraíba que leciona na Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Chagas, localizada no município de Santa Rita, pertencente à região metropolitana de João Pessoa.  Quem vai respondê-lo, neste episódio, é o professor e historiador Johny Santana de Araújo, que atua na Universidade Federal do Piauí, onde leciona na Licenciatura em História e nos Programas de Pós-Graduação em História do Brasil e de Ciência Política. Johny tem uma relevante produção historiográfica sobre o tema deste episódio que são as especificidades do processo de independência do Brasil no Piauí. Como material pertinente para elaboração das nossas aulas de História sobre a Independência do Brasil sugerimos 4 artigos científicos bem recentes do nosso convidado. Vá ao nosso site e confira: https://norecreiopodcast.wordpress.com/ Gostaríamos de receber materiais didáticos específicos, relativos à Independência no Piauí e destinados aos usos na educação básica. Você conhece? Se sim, compartilhe conosco através do nosso e-mail podcastnorecreio@gmail.com. Escute o episódio e nos ajude a divulgar a iniciativa! Este podcast é uma ação de extensão da UFPE e da UFRPE.

    Fri, 25 Nov 2022 - 40min
  • 9 - Porque a Bahia comemora a Independência do Brasil em 2 de Julho?

    Neste nono episódio vamos responder à pergunta da professora Sheila Magda Ferreira de Holanda, que leciona da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, no município de Sertânia, distante pouco mais de 300 Km do Recife. A professora Sheila nos enviou uma pergunta sobre o processo de Independência na Bahia. Quem vai responder às perguntas deste episódio é o professor historiador  Sérgio Armando Diniz Guerra Filho que atua na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sérgio Guerra Filho tem boa parte de sua produção historiográfica dedicada ao tema do nosso episódio. Concluiu o mestrado com a dissertação "O povo e a guerra: participação popular na guerra de independência na Bahia (1822-1823)". Sua tese de doutoramento tem como título "O antilusitanismo na Bahia do Primeiro Reinado". Além destas obras, recomendamos também a leitura de artigos como "Memórias escolares de uma celebração identitária: o desfile de 25 de junho em Cachoeira-BA" (em co-autoria com Solyane Silveira Lima e que foi publicado em 2020 pela  Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe). Também sugerimos a leitura de  "As câmaras e o povo: a crise antilusitana de 1831 no interior da província da Bahia", publicado também em 2020, na Clio Revista de Pesquisa Histórica. O acesso a esses  trabalhos estão disponíveis aqui embaixo. Este episódio sugere ainda uma fonte histórica  musical para docentes usarem em sala de aula. Escute e divulgue! Vale muito a pena!

    Fri, 07 Oct 2022 - 37min
  • 8 - Porque que a América Portuguesa não se dividiu em vários países, como ocorreu com a América Espanhola?

    No episódio de maio vamos responder às perguntas do professor Jailton José da Silva que leciona na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital da rede pública de ensino de Pernambuco. O colega Jailton pediu o debate sobre os motivos que mantiveram a América Portuguesa unida, enquanto a América Espanhola se fracionou em vários países. Quem vai responder às perguntas deste episódio é a professora historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sócia titular do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB). Viana Lyra é uma referência fundamental nos estudos sobre a Independência do Brasil e o Regime Imperial. No mês de abril de 2022, a professora lançou a segunda edição de sua obra clássica "A utopia do poderoso império. Portugal e Brasil: os bastidores da política. 1798-1822" cuja renda adquirida com a venda foi doada ao IHGB. Para aquisição do livro enviem mensagem para secretaria@ihgb.org.br ou liguem para 21 25095107. O material didático sugerido neste episódio é um importante artigo desta destacada historiadora que detalha como o 7 de setembro se transformou na data de comemoração da Independência do Brasil. Pois é, em 7 de setembro de 1822 ninguém comemorou nada, foi um dia normal. Para saber o que a historiografia tem a dizer sobre isso também, escute nosso episódio. E se tiverem alguma dúvida, vocês podem ir ao nosso site www.norecreiopodcast.wordpress.com/ e encontrar essas e outras informações também por lá.

    Tue, 17 May 2022 - 50min
  • 7 - Qual a participação das populações afro-descendentes na Independência?

    A equipe do Podcast No Recreio convidou o Professor Dr. Luiz Geraldo Silva (UFPR) para responder a pergunta da professora Carolyne do Monte Batista de Souza (mestra em Ensino de História pela UFPE e docente da rede privada de João Pessoa), que ficou bastante motivada pelos eventos analisados em um episódio passado que abordou a atuação dos povos indígenas na Independência. A professora Ms. Carolyne nos perguntou sobre a participação das populações afro-descendentes na Independência do Brasil. Nunca é demais reforçar o registro da informação de que a maioria da população brasileira é afro-descendente.  O nosso convidado deste episódio é especialista na história política da América portuguesa e do Império do Brasil, com foco em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, e em particular, na atuação política das populações escravizadas e seus descendentes.  Nossa indicação de material de apoio ao planejamento docente é o  Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da professora Joice Oliveira, licenciada em História pela UFPE. No TCC, a professora Joyce investigou e analisou os recursos digitais (educacionais) atualmente disponíveis para trabalharmos com a história e com a trajetória dos afrodescendentes no Brasil. O texto está disponível em nosso sitewww.norecreiopodcast.wordpress.com . Visite-nos e tenha mais informações sobre este e outros episódios.

    Sat, 30 Apr 2022 - 1h 00min
Afficher plus d'épisodes