Filtra per genere

Fados e Tudo

Fados e Tudo

Museu do Fado

Nesta nova série de «Fados e Tudo», a fadista e letrista Aldina Duarte conversa com criadores e agentes culturais de todas as áreas artísticas, desde as artes plásticas e outros estilos musicais, passando pela televisão e pela rádio, até à programação musical. O objectivo é a descoberta e a reflexão sobre a relação do Fado com a sociedade actual e o mundo do século XXI.

10 - Fados e Tudo com David Ferreira
0:00 / 0:00
1x
  • 10 - Fados e Tudo com David Ferreira

    « David Ferreira é um dos grandes editores da música portuguesa. É caso para dizer que "os genes não brincam em serviço", ou não fosse um dos descendentes da família fundadora da grande editora discográfica de boa parte da melhor música portuguesa de sempre: a Valentim de Carvalho.   Um editor que acredita e faz acreditar no poder da música, através do seu trabalho, ao qual dedicou a maior parte da vida. Filho do poeta David Mourão-Ferreira, um dos grandes poetas de Amália - artista maior do século XX e a maior obra da casa Valentim de Carvalho - os seus múltiplos laços familiares com o fado e a poesia acompanharam-no ao longo de toda a sua vida. »   Palavras de Aldina Duarte sobre David Ferreira, seu convidado no último episódio desta série de FADOS E TUDO.

    Mon, 14 Feb 2022 - 43min
  • 9 - Fados e Tudo com Aida Tavares

    « Aida Tavares é a Directora Artística do Teatro São Luiz, das poucas mulheres a ocupar este cargo. Entre as suas convicções está a importância das artes na construção de um futuro melhor para a humanidade. A sua formação académica contribuiu para que a programação infantil seja incontornável em todas as suas programações e projectos culturais, porque acredita que é fundamental a formação de públicos futuros.   Na sua vida pessoal é apoiante das mais diversas causas, desde os direitos das mulheres às questões de género, passando pela inclusão de todas as manifestações artísticas no espaço público. Aida Tavares acredita que uma sociedade mais justa se constrói através do ensino artístico e do lugar de destaque que a cultura deve ter na vida de todos nós. »   Palavras de Aldina Duarte sobre Aida Tavares, sua convidada neste episódio de Fados e Tudo.

    Mon, 31 Jan 2022 - 39min
  • 8 - Fados e Tudo com Mário Laginha

    « Mário Laginha é unanimemente reconhecido como um dos maiores pianistas da história da música portuguesa. A sua forma de expressão primordial é a Música; fala, pensa e gesticula como alguém para quem a música é a língua materna. O seu gosto artístico profundamente eclético, que o aproxima da música clássica, do jazz e do fado, a par da sua curiosidade quase infantil por tudo o que o rodeia, fazem dele um artista ímpar e brilhante. Esta conversa é marcada pela alegria comovente de um músico genial que, por vezes, é mais imediato a fazer-se entender com gestos de pianista e notas musicais. Vive encantado pela sua arte desde menino até hoje. Ouvi-lo falar é também um caminho para chegarmos ao seu belíssimo "país da música". E que viagem abençoada! » Mário Laginha é o convidado de Aldina Duarte neste episódio de Fados e Tudo.

    Mon, 17 Jan 2022 - 40min
  • 7 - Fados e Tudo com Henrique Amaro

    Henrique Amaro é realizador, locutor de rádio e um dos principais divulgadores em Portugal da nova música portuguesa e brasileira. Tudo começou no liceu, onde aos 15 anos levava discos para o Núcleo de Rádio. Pouco tempo depois, foi convidado a colaborar com rádios e programas de referência, acabando por ser um dos pioneiros da Antena 3, estação onde permanece até hoje. Entre festivais, projectos discográficos e outros acontecimentos musicais, vai alimentando o seu desejo de fazer chegar a nova música portuguesa ao país inteiro. "A paixão pela sua profissão é grande, mas ainda maior é a paixão pela Música. Conversar é também um dos seus grandes prazeres, ou não fosse Henrique Amaro um homem da rádio", diz Aldina Duarte sobre o seu convidado neste Fados e Tudo.

    Mon, 03 Jan 2022 - 39min
  • 6 - Fados e Tudo com Capicua

    Capicua nasce no Porto nos anos 80 e descobre a cultura Hip Hop nos anos 90, passando de ouvinte a aprendiz de Rapper nos anos 00. Socióloga de formação, considera-se uma rapper militante e é conhecida pela sua escrita exímia e emotiva. Com uma vasta discografia, conta já com um percurso sólido no panorama da música lusófona. Tem somado intensos e participados concertos, conquistando um público muito diverso e o reconhecimento da crítica, contribuindo sempre para a destruição dos estigmas associados ao Rap no nosso país. “O que sempre quis foi fazer música e escrever. E assim é. Activista pelos direitos das mulheres, cronista e autora de letras de Fado e temas infantis, estreou-se recentemente como dramaturga. A sua voz inteligente na música ecoa por toda esta conversa, que muito nos dá que pensar”, diz Aldina Duarte sobre a sua convidada deste Fados e Tudo.

    Mon, 20 Dec 2021 - 36min
Mostra altri episodi