Filtra per genere

Histórias de Arte

Histórias de Arte

Museu Calouste Gulbenkian

João Carvalho Dias, diretor-adjunto do Museu Gulbenkian e Rui Ramos, historiador, falam sobre a arte produzida em várias épocas históricas e o seu impacto no nosso tempo, com base nas obras da coleção reunida por Calouste Gulbenkian. Um rápido curso com algumas das histórias que preenchem o universo da arte mundial.


Uma parceria com a Rádio Observador.



Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

12 - René Lalique e a arte para ser usada
0:00 / 0:00
1x
  • 12 - René Lalique e a arte para ser usada

    A joalharia é uma das formas artísticas mais ligada ao uso pessoal e Calouste Gulbenkian não lhe ficou indiferente. A sua coleção distingue-se pelo grande conjunto de obras de René Lalique, mestre joalheiro francês com quem o colecionador estabeleceu uma forte relação pessoal e profissional. Iniciando-se no período da Arte Nova e transitando, posteriormente, para a Arte Déco, Lalique criou obras de exceção que se destacam pelas pelo seu experimentalismo técnico e pela sua riqueza decorativa.

    Neste décimo segundo episódio do podcast, João Carvalho Dias, diretor-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, e Rui Ramos, historiador, conversam sobre o vasto corpo de trabalho de René Lalique e sobre a sua relação com Calouste Gulbenkian.



    Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    Wed, 27 Dec 2023 - 21min
  • 11 - O Livro e a Arte do Livro

    Gulbenkian era apaixonado por livros. A sua coleção dividia-se em dois grandes conjuntos: o primeiro englobava os livros sobre obras de arte, como monografias, catálogos e guias de museus. No segundo encontravam-se os livros-objetos de arte adquiridos pelo colecionador, notáveis exemplares de livros manuscritos e impressos, da Europa ao mundo islâmico, da Idade Média ao século XX.

    Neste décimo primeiro episódio do podcast, João Carvalho Dias, diretor-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, e Rui Ramos, historiador, conversam sobre as duas bibliotecas de Calouste Gulbenkian.



    Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    Tue, 12 Dec 2023 - 20min
  • 10 - A Europa do princípio do século XX

    Quais foram as escolhas de Gulbenkian relativamente à arte do seu tempo? Manet, Degas, Monet, Renoir e Rodin protagonizaram as aquisições deste período. O colecionador reuniu obras maiores de autores que mudaram o paradigma da pintura e da escultura no final do século XIX e que abriram caminho às revoluções artísticas do século XX.


    Neste décimo episódio do podcast, João Carvalho Dias, diretor-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, e Rui Ramos, historiador, conversam sobre o interesse de Gulbenkian pelo impressionismo e pela escultura sua contemporânea.



    Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    Tue, 28 Nov 2023 - 22min
  • 9 - A Europa do século XIX e princípio do século XX

    A passagem do século XIX para o século XX foi marcada por mudanças profundas. Os caminhos de ferro atravessaram as cidades, as fábricas marcaram o seu lugar na paisagem e a imprensa multiplicou-se nos seus formatos. Apesar destas inovações, era grande a herança dos tempos idos. Estes contrastes fizeram-se também sentir no panorama artístico: se, por um lado, o Romantismo continuava a cativar o grande público, o Realismo ganhava progressivamente terreno enquanto linguagem da modernidade.

    Neste nono episódio do podcast, João Carvalho Dias, diretor-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, e Rui Ramos, historiador, conversam sobre os movimentos artísticos que marcaram, muitas vezes de forma contrastante, os séculos XIX e XX, e que têm lugar na coleção Gulbenkian.



    Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    Tue, 14 Nov 2023 - 20min
  • 8 - A riqueza artística do Grande Século

    Os gostos de Calouste Gulbenkian percorreram as artes do século XVIII. Cativado pela nobreza das suas proveniências e pelo engenho que originou as suas criações, o colecionador reuniu alguns dos melhores exemplares da produção artística francesa da época, que vão da pintura à escultura, do mobiliário aos têxteis, da ourivesaria à arte do livro.


    Neste oitavo episódio do podcast, João Carvalho Dias, diretor-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, e Rui Ramos, historiador, conversam sobre o fascínio de Gulbenkian pelas artes do Grande Século.



    Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.

    Tue, 31 Oct 2023 - 21min
Mostra altri episodi