Podcasts by Category

RTM Mulheres de Esperança

RTM Mulheres de Esperança

RTM Mulheres de Esperança PT

Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje! O programa Mulheres de Esperança, provê informações, esperança, cura e perspectivas bíblicas sobre as questões da vida que as mulheres enfrentam diariamente. O RTM Mulheres de Esperança Portugal faz parte da organização RTM Portugal (Trans World Radio).

190 - ME – Liberdade ou libertinagem?
0:00 / 0:00
1x
  • 190 - ME – Liberdade ou libertinagem?

    VERSÍCULOS CHAVE: Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 6:12

    Viva a Liberdade! O Povo é quem mais ordena! 

    A verdadeira liberdade é quando te livras do que te faz mal!

    Tenho alma de vento. O meu destino é ser livre!

    Também tens ouvido muitas destas frases ultimamente? E o que pensas sobre estas ideias? Até soam bem, não é? São inspiradoras… Mas será que nos inspiram num sentido que promova vida em abundância?

    Liberdade ou Libertinagem? Afinal o que andamos a defender, e o que é que realmente procuramos?

    Podemos dizer que não existe uma só definição de liberdade. Este é um conceito complexo, sujeito a interpretações variadas, que dependem do contexto cultural, político, filosófico e social.

    Cada cabeça sua sentença! Mas podemos dizer que a sociedade tem definido a liberdade como a capacidade de agir, pensar ou expressar-se de acordo com a própria vontade, sem coação ou restrição externa. Por isso, criaram-se leis para defender a liberdade individual dos cidadãos em termos de expressão, de associação, de informação, liberdade económica, liberdade política e religiosa.

    Mas se tudo isto soa muito bem, porque é que existem tantos conflitos em nome da liberdade? É o que vamos tentar responder neste programa. 

    Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca

    ♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje!

    Produção: RTM, a Rádio de Portugal

    Mon, 29 Apr 2024 - 10min
  • 189 - ME - A Armadilha do Overthinking

    Já deste por ti a não conseguir parar de pensar? Por exemplo pensas demasiado numa situação ao ponto de não conseguires concentrar-te em mais nada? Planeias conversas difíceis na tua cabeça ao ponto de pensares também no que o outro poderá dizer? Hoje vamos falar de mais um termo em inglês, o Overthinking. Significa pensamento excessivo ou pensar demais, e é um padrão de pensamento repetitivo e preocupado onde podes ficar presa e a analisar situações passadas ou futuras de forma excessiva e muitas vezes negativa. A verdade é que, todas nós em algum momento da nossa vida já pensamos demasiado sobre determinado assunto. E se por um lado isso nos pode levar a uma resolução rápida e eficaz de uma determinada situação, muitas vezes isso também pode não acontecer. Pois pensamos demasiado sem nenhuma estratégia ou objetivo, simplesmente porque não conseguimos evitar. E esse pensamento vai-se transformando numa preocupação desmedida e até em problemas somáticos, problemas ligados ao mal-estar físico. A boa noticia, é que há estratégias para lidar com o Overthinking, com o pensamento excessivo. Há esperança! Versículos Chave: Filipenses 4:8; Colossenses 3:2; 2 Coríntios 10:3-5 Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca ♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje! Produção: RTM, a Rádio de Portugal

    Mon, 22 Apr 2024 - 10min
  • 188 - ME – Feminilidade – Visão Empreendedora

    O nosso versículo chave está em Provérbios 31:16: “Examina um terreno e compra-o e planta uma vinha com o produto do trabalho.” Esta mulher de Provérbios 31, o nosso modelo perfeito, é uma mulher empreendedora que avalia um campo, o compra e planta uma vinha com os frutos do seu trabalho árduo.

    Embora a Bíblia não se refira explicitamente a uma “mulher empreendedora” como entendemos nos dias de hoje, esta passagem de Provérbios destaca as virtudes e habilidades que são valorizadas no empreendedorismo, como a diligência, habilidade, sabedoria, compaixão e prudência.

    A mulher empreendedora deve possuir uma liderança inspiradora para outras mulheres e jovens, demonstrando que é possível alcançar o sucesso, independentemente do género. Débora foi uma das figuras mais proeminentes do Antigo Testamento, uma mulher destemida com capacidades notáveis de liderança.

    Visão e propósito. Ter uma visão empreendedora não se limita apenas a ter boas ideias; também envolve colocá-las em prática. É preciso ter foco na ação e no sucesso a longo prazo! A Bíblia também destaca a importância da iniciativa e criatividade. 

    Persistênciae resiliênciasão características cruciais na mulher empreendedora. A Bíblia fala como é importante ter perseverança e capacidade de superar os desafios.

    O nosso livro favorito também enfatiza a honestidadee integridadenos relacionamentos e acima de tudo, nos negócios! Por exemplo, em Provérbios 11:1 diz: “O Senhor detesta balanças falsas: o que lhe agrada são pesos exatos.”

    Querida amiga, tu tens dons e talentos, qualidades notáveis que Deus te deu… não os desperdices, não os escondas debaixo da terra, não permitas que as tuas qualidades se percam! Arrisca mais e investe nos teus projetos, pois eles podem fazer parte do plano e propósito de Deus para a tua vida.

    A mulher virtuosa que agrada a Deus é uma mulher proativa, serviçal, caridosa, sábia e empreendedora. Esta é a tua bitola!

    Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca

    ♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje!

    Produção: RTM, a Rádio de Portugal

    Mon, 15 Apr 2024 - 15min
  • 187 - ME – Feminilidade - Sabedoria

    Consegues pensar num episódio da tua vida que exigiu de ti muita sabedoria?

    A sabedoria envolve, no fundo, a capacidade de discernir o que é bom, verdadeiro e significativo na vida, filtrar as coisas como dizias. Nem sempre significa saber tudo ou portar todo o conhecimento, muitas vezes é escolher agir de forma correta. Vai além do simples conhecimento intelectual e inclui a aplicação prática do entendimento para tomar decisões sábias e agir de maneira prudente.

    Não apenas inclui o conhecimento, mas também a habilidade e julgamento para aplicar esse conhecimento nas várias circunstâncias. Em Tiago 1:5 está escrito: “Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada.

    Na antiguidade clássica, os filósofos gregos eram muito conhecidos pela sua capacidade de retórica e de pensar filosoficamente; no entanto, não possuíam a verdadeira sabedoria. Atualmente, no mundo moderno, a ciência tem uma posição mais honrada do que a bondade, a sabedoria é menos procurada que o conhecimento e os ditos sábios proferem palavras que estão longe da verdade.

    O temor a Deus conduz a uma vida de obediência, retidão e busca pela verdadeira sabedoria divina, que vai além do simples conhecimento humano. É o nosso ponto de partida para adquirir entendimento e discernimento verdadeiros sobre a vida e sobre Deus.

    Mulheres sábias agem de acordo com os seus valores e princípios, mesmo quando isso seja difícil. Pessoas sábias não se consideram superiores ou infalíveis, mas sim abertas ao crescimento e ao autoaperfeiçoamento. Implica humildade!

    A sabedoria também envolve compreensão emocional, a capacidade de compreender as tuas emoções e as dos outros, e agir com empatia e compaixão. E podemos ver isso em Provérbios 31:25-26: “Reveste-se de força e dignidade e sorri a pensar no futuro. Fala sempre com sabedoria e dá conselhos com bondade.” Pessoas sábias muitas vezes são generosase altruístas, compartilhando o seu conhecimento, tempo e recursos com os outros.

    Outro aspeto importante da sabedoria é que ela exige resiliênciae pensamento crítico. “Conserva a ponderação e a prudência; nunca as percas de vista, meu filho. Elas serão para ti uma fonte de vida e um motivo mais de encanto.” (Provérbios 3:21-22)

    Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca

    ♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje!

    Produção: RTM, a Rádio de Portugal

    Mon, 08 Apr 2024 - 13min
  • 186 - ME – Feminilidade - Caridade

    Ruth Gottesman, professora reformada que deu aulas na Albert Einstein College of Medicine em Nova Iorque doou mil milhões de dólares para pagar propinas aos estudantes.

    Este ato de caridade deu muito que falar nas redes sociais. Esta ex-professora decidiu ajudar alunos com dificuldades económicas a entrarem na faculdade e a concretizarem os seus sonhos. As reações dos alunos foram emocionantes, muitos deles ficaram incrédulos. Podemos dizer que Ruth é um exemplo grandioso de mulher caridosa. Ela foi sensível às necessidades do outro, e o seu dinheiro e bens não foram apenas para ser acumulados para si própria, mas distribuídos com generosidade.

    Num mundo individualista e egocêntrico, com a ajuda deste episódio pretendemos dar-te ferramentas para cultivares uma mentalidade de compaixão e disposição para ajudar os outros.

    A caridade, ou o amor altruísta e compassivo é um tema central em várias passagens da Bíblia, especialmente no Novo Testamento. A virtude da caridade opõe-se à avareza, ou seja, ao apego das coisas materiais. A mulher caridosa dá de si sem esperar algo troca, como está escrito em Mateus 6:3, “Quando fizerem um favor a alguém, façam-no em segredo, sem dizerem à mão esquerda o que faz a direita.”

    A caridade envolve a prática do amor e da compaixão em relação aos outros. Envolve a dádiva de tempo, dinheiro, recursos materiais ou esforço para ajudar aqueles que estão em dificuldade. Está escrito em Tiago 1:27: “A verdadeira religião, aos olhos de Deus, pura e sem falhas, consiste em amparar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações. Consiste também em não se deixar influenciar pela corrupção do mundo.” Temos tanto a aprender com estas passagens da Bíblia.

    Como podemos apresentar maneiras de praticar a caridade no nosso dia-a-dia de forma resumida e simples?

      cultivar a empatia(colocarmo-nos no lugar do outro)

      voluntariado(é uma forma prática de exercitar a caridade)

      praticar pequenos atos de bondade(um elogio sincero e motivador, segurar a porta para alguém, dizer um simples “bom dia” com um sorriso ou ajudar alguém com uma tarefa)

      escutar e apoiar(oferecer uma escuta atenta e um ombro amigo pode ser a forma mais significativa de ajudar alguém)

      doações(Doar dinheiro, roupas, alimentos ou outros recursos para organizações de caridade que apoiam causas nas quais acreditamos)

      sê gentil contigo mesma(ser caridosa contigo mesma é o primeiro passo para ser caridosa com os outros)

    Uma última dica extremamente importante que te ajudará a cultivar a caridade no teu coração: 7. promove a justiça social! Tal como disse, não devemos desprezar o outro, especialmente, ignorar o seu sofrimento. Está escrito em Provérbios 31:9, “Não te cales, pois deves intervir sempre a favor dos necessitados, exigindo que se lhes faça justiça.” Trabalha para combater a injustiça e a desigualdade na tua comunidade e no mundo. 

    Quais são os teus modelos ou exemplos de caridade e compaixão? Quem é que te inspira a ser uma mulher mais virtuosa? Como cristãs, vemos a prática da generosidade como uma forma de imitar a vida e o sacrifício de Jesus, procurando servir os outros e promover o bem-estar da comunidade

    Já fazes parte da nossa comunidade? Segue-nos no Instagram! @rtmmulheresesperanca

    ♥️ Esperança para as mulheres de todo o mundo e através das gerações. Encontra esperança hoje!

    Produção: RTM, a Rádio de Portugal

    Mon, 01 Apr 2024 - 11min
Show More Episodes