Filtrer par genre

Desporto

Desporto

RFI Português

Semanalmente, em média, damos-lhe conta da actualidade desportiva. Destaque para o desporto lusófono, nomeadamente em África, diáspora e a França.

320 - Hélder Spencer: «Ser o primeiro cabo-verdiano a vencer a liga francesa de voleibol é incrível»
0:00 / 0:00
1x
  • 320 - Hélder Spencer: «Ser o primeiro cabo-verdiano a vencer a liga francesa de voleibol é incrível»

    O Saint-Nazaire sagrou-se Campeão de França de voleibol masculino ao derrotar na final o Tours, clube que arrecadou já nove títulos.

    A final do play-off decorreu em dois jogos.No primeiro, o Saint-Nazaire venceu por três sets a um, enquanto na cidade de Tours, foi a equipa da casa a arrecadar um triunfo por três sets a dois.

    Neste caso é necessário, segundo as regras da Liga Francesa de Voleibol, realizar um derradeiro set, o golden set ou set de ouro, para definir o Campeão de França.

    Nesse último duelo entre as duas equipas, foi o Saint-Nazaire, que conta nas suas fileiras com o cabo-verdiano Hélder Spencer, que venceu por 15 a 12.

    Primeira final do Campeonato de França e primeiro título de Campeão para o Saint-Nazaire.

    Um triunfo impensável para uma equipa que terminou no sétimo lugar durante a fase regular, aliás com um saldo negativo com 12 triunfos e 14 derrotas.

    No entanto, durante os play-offs, entre as oito melhores equipas, o Saint-Nazaire eliminou o Nantes Rezé nos quartos, depois o Tourcoing nas meias e finalmente derrotou o Tours na final.

    Nunca um clube tinha alcançado essa proeza até agora. O Saint-Nazaire venceu o título após apenas dois anos na primeira divisão. Em 2022, o clube do Oeste da França sagrou-se Campeão de França… da segunda divisão. Na segunda temporada, na primeira divisão, o Saint-Nazaire arrecadou o troféu de Campeão da primeira divisão.

    A equipa francesa conta com dois lusófonos no plantel: o português Lourenço Martins e o cabo-verdiano Hélder Spencer.

    Nascido em Cabo Verde, Hélder Spencer já representou vários clubes:o Leixões, o Castêlo da Maia, o Esmoriz e a Fonte do Bastardo em Portugal, sendo a primeira experiência em França com o Saint-Nazaire onde chegou durante a temporada 2021/2022, quando o clube ainda estava na segunda divisão.

    Em entrevista exclusiva à RFI, Hélder Spencer, atleta cabo-verdiano de 31 anos, estava orgulhoso por ser o primeiro cabo-verdiano a vencer a liga francesa, mas antes disso contou-nos como foi esse triunfo frente ao Tours.

    Hélder Spencer, atleta cabo-verdiano de 31 anos, renovou com o Saint-Nazaire, sabendo que o clube na próxima temporada vai participar na Liga dos Campeões europeus de voleibol.Será novamente uma estreia para Hélder Spencer.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Mon, 06 May 2024
  • 319 - Nuno da Silva: «Ser Campeão é sempre o objectivo da UD Songo»

    O Campeonato Moçambicano de futebol masculino entra este fim-de-semana na terceira jornada com um embate entre o Costa do Sol e a UD Songo.

    O Moçambola, versão 2024,já conta com duas jornadas realizadas e quatro equipas já se destacam.

    A UD Songo, o Black Bulls, o Desportivo de Nacala e o Ferroviário de Nampula que têm ambos seis pontos, dois triunfos em dois jogos.

    O Campeão 2023, o Ferroviário da Beira, está por enquanto no nono lugar com apenas um ponto.De notar que houve mudanças no clube, a começar pela saída do treinador, Hélder Duarte, que regressou ao Black Bulls, equipa com a qual já tinha, também, sido campeão.

    Na Supertaça, o Black Bulls venceu o Ferroviário da Beira por 2-0.

    No Moçambola 2024, há por enquanto quatro equipas invictas, mas este domingo 5 de Maio, o Black Bulls vai defrontar o Ferroviário de Nampula, o que significa que uma ou até as duas equipas não vão manter esse ritmo 100% vitorioso, isto enquanto o Desportivo de Nacala vai medir forças com o Ferroviário de Lichinga e a UD Songo vai deslocar-se ao terreno do Costa do Sol.

    A União Desportiva do Songo, que terminou no quinto lugar em 2023, quer voltar a conquistar o título de Campeão, tendo para isso contratado o treinador britânico Mark Harrison.

    O técnico inglês vai poder contar com um adjunto português, Nuno da Silva, que regressa a Moçambique, sete anos após a última experiência no Ferroviário da Beira, ele que também representou o Ferroviário de Nampula, sempre como adjunto.

    Em entrevista exclusiva à RFI, Nuno da Silva contou-nos como tem sido o regresso a Moçambique, mas antes disso abordou o início de temporada da UD Songo e dos objectivosque passam por tentar conquistar o título de Campeão.

    Nuno da Silva, treinador-adjunto da União Desportiva do Songo, que já representou o Ferroviário da Beira e o Ferroviário de Nampula em Moçambique, mas igualmente o Interclube em Angola, no que diz respeito à experiência em África para o técnico proveniente da cidade de Viana do Castelo em Portugal.

    De notar que a UD Songo defronta este sábado, 4 de Maio, o Costa do Sol em jogo de abertura da terceira jornada do Moçambola 2024.

    Recorde-se que a UD Songo venceu três Campeonatos de Moçambique, duas Taças e uma Supertaça, ao longo da sua história, sem contar já em 2024 com a Taça Provincial.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Fri, 03 May 2024
  • 318 - Luís Frade: «O objectivo para o FC Barcelona é sempre alcançar a final four da Champions»

    A Liga dos Campeões europeus de andebol masculino entrou na fase decisiva da prova. A segunda mão dos quartos-de-final decorre esta semana, uma fase que vai definir as quatro equipas que seguem para a final four, final a quatro, que vai ocorrer em Colónia, na Alemanha.

    A primeira mão dos quartos-de-final já deu algumas indicações em relação às quatro equipas que podem alcançar o apuramento para o final-four.

    Os polacos do Kielce venceram por 27-26 os germânicos, e detentores do troféu, do Magdeburgo, enquanto os húngaros do Veszprém derrotaram os dinamarqueses do Aalborg por 32-31. Estes foram os encontros mais renhidos.

    Nos dois outros, houve uma diferença mais importante. Os franceses do Montpellier esmagaram os germânicos do Kiel por 39-30, o que significa nove golos de vantagem, enquanto os espanhóis do FC Barcelona protagonizaram a única vitória fora, vencendo por 22-30 na deslocação ao pavilhão dos franceses do Paris Saint-Germain, isto significa oito golos de vantagem antes da segunda mão.

    A RFI teve a oportunidade de falar com dois protagonistas deste encontro: o brasileiro Thiagus Petrus e o português Luís Frade, ambos atletas do FC Barcelona.

    Em entrevista à RFI, Luís Frade, andebolista português de 25 anos, mostrou-se satisfeito com a temporada do FC Barcelona, já Campeão de Espanha, mas antes disso, o internacional luso analisou o triunfo frente aos parisienses, admitindo que os catalães ainda não estão apurados para a final four.

    Neste ano olímpico, Luís Frade também abordou a eliminação de Portugal na corrida às Olimpíadas, realçando, no entanto, que a selecção está a evoluir bem como o andebol português com clubes como o FC Porto e o Sporting CP.

    Recorde-se que Luís Frade, de 25 anos, já representou o Águas Santas e o Sporting Clube de Portugal em território português.

    No FC Barcelona, o internacional luso já venceu duas vezes a Liga dos Campeões, e também já arrecadou três ligas de Espanha, duas supertaças, duas taças e quatro Taças da Liga, tudo em território espanhol.

    Igualmente ao microfone da RFI, Thiagus Petrus, andebolista brasileiro de 35 anos, afirmou que até foi uma surpresa para a equipa espanhola ter vencido com uma margem tão grande.

    Thiagus Petrus, de 35 anos, já representou o EC Pinheiros no Brasil, a Ciudad de Logroño em Espanha e o Pick Szeged na Hungria, antes de rumar ao FC Barcelona.

    A segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões entre o FC Barcelona e o Paris Saint-Germain decorre a 02 de Maio na Catalunha.

    Mon, 29 Apr 2024
  • 317 - Arthur Augusto: «Conseguimos fazer história esta temporada no Bayer Leverkusen»

    O Bayer Leverkusen sagrou-se Campeão na Alemanha, isto quando faltam ainda quatro jornadas para o fim do campeonato alemão de futebol masculino, a Bundesliga.

    Pela primeira vez na sua história, o Bayer Leverkusen, sagrou-se campeão. O clube fundado em 1904 tinha até agora um título da segunda divisão em 1979, uma Taça da Alemanha em 1993 e a nível europeu, arrecadou a Liga Europa em 1988, na altura a prova era conhecida como Taça UEFA.

    Este ano, o clube germânico, comandado pelo espanhol Xabi Alonso, de 42 anos, conseguiu o feito de derrotar o Bayern Munique, equipa que tinha vencido os últimos 11 títulos!

    De referir queXabi Alonso, antigo futebolista que passou por clubes como a Real Sociedad e o Real Madrid em Espanha ou ainda o Liverpool na Inglaterra e o Bayern Munique na Alemanha, teve pela primeira vez na carreira a oportunidade de comandar uma equipa principal enquanto treinador. O técnico espanhol de 42 anos chegou na época passada e na sua segunda temporada ao leme do Bayer Leverkusen, conseguiu arrecadar o título na Alemanha.

    Após 30 jornadas realizadas, o Bayer Leverkusen tem 80 pontos, contabilizando 25 triunfos, cinco empates e nenhuma derrota, tendo 14 pontos de vantagem em relação ao Bayern Munique e 17 em relação ao Estugarda.

    A RFI teve a oportunidade de falar com o defesa brasileiro Arthur Augusto, jogador agenciado pela agência Roc Nation Sports International.

    O atleta de 21 anos, que chegou durante o Verão europeu de 2023 à equipa alemã proveniente dos brasileiros do América Mineiro, disputou três jogos com a camisola do Bayer Leverkusen, ele que esteve vários meses fora dos relvados devido a lesões.

    Em entrevista à RFI, Arthur Augusto mostrou-se feliz com o triunfo na Liga Alemã, mas admitiu que a equipa também quer vencer a Taça da Alemanha e a Liga Europa, aliás ele começou por abordar o apuramento para as meias-finais na prova europeia, derrotando os britânicos do West Ham nos quartos-de-final.

    Arthur Augusto, lateral brasileiro de 21 anos, já representou o Cruzeiro, o Flamengo e o América Mineiro no Brasil, antes de ser contratado pelo Bayer Leverkusen.

    A equipa alemã vai agora defrontar o Kaiserslautern, clube da segunda divisão, na final da Taça nacional a 25 de Maio. Antes disso o Bayer Leverkusen mede forças com os italianos da AS Roma, a 02 e 09 de Maio, em jogos a contar para as meias-finais da Liga Europa, a segunda maior prova europeia de futebol masculino.

    Quanto ao campeonato germânico, o Bayer Leverkusen vai jogar frente ao Estugarda neste sábado, 27 de Abril, num jogo a contar para a 31ª jornada da Bundesliga, quando faltam quatro jogos para o fim da prova.

    De referir ainda que Arthur Augusto deixou-nos o palpite para a Liga dos Campeões, onde dois clubes germânicos estão nas meias-finais visto que o Bayern Munique defronta o Real Madrid e o Borussia Dortmund mede forças com o Paris Saint-Germain.

    A primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões europeus decorre na próxima semana.O Dortmund recebe os parisienses e o Bayern acolhe os madrilenos.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto. 

    Fri, 26 Apr 2024
  • 316 - Andebol: Nantes arrecadou a Taça ao derrotar o Paris Saint-Germain

    O Nantes venceu a Taça de França de andebol masculino ao derrotar na final o Paris Saint-Germain por 31-23 num jogo que decorreu no AccorArena em Paris, a capital francesa.

    Pela terceira vez na história e pela segunda vez consecutiva, o Nantes arrecadou o troféu da Taça de França de andebol masculino.

    O Nantes nunca esteve em perigo durante esta final frente ao Paris Saint-Germain. Ao intervalo a equipa, onde actua o português Alexandre Cavalcanti, vencia por 19-13, mantendo sempre uma vantagem confortável do início até ao fim do jogo, terminando com um resultado de 31-23.

    É a terceira vez que o Nantes conquista a Taça, e a primeira vez frente ao Paris Saint-Germain, nos dois confrontos precedentes os parisienses tinham arrecadado o título.

    Em entrevista exclusiva à RFI, Alexandre Cavalcanti, internacional português do Nantes, e melhor marcador do encontro com seis golos apontados, estava feliz com este triunfo, visto que ele vai deixar o clube no fim desta temporada.

    O andebolista luso também abordou o afastamento da selecção portuguesa de andebol dos Jogos Olímpicos, falhando uma segunda qualificação consecutiva apos Tóquio, no Japão, em 2021.

    Alexandre Cavalcanti, internacional português, desde que chegou ao Nantes em 2019, já arrecadou duas Taças de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça em território gaulês.

    O atleta de 27 anos vai vestir na próxima temporada a camisola da equipa alemã do Melsungen, após ter envergado as do Ginásio do Sul e do Benfica em Portugal, e a do Nantes em França.

    Quanto ao campeonato nacional francês, o Nantes ocupa o segundo lugar com 44 pontos, a três do líder, o Paris Saint-Germain, quando faltam cinco jornadas para o fim da temporada.

    De referir que na European League, a Liga Europeia da EHF - European Handball Federation -, a segunda maior prova de clubes, o Nantes defronta nos quartos-de-final os germânicos do Fuchse Berlin, enquanto os portugueses do Sporting Clube de Portugal medem forças com os germânicos do Rhein-Neckar Lowen.

    De notar que na Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain defronta os espanhóis do FC Barcelona nos quartos-de-final da prova.

    Para fechar, passamos ao futebol masculino,

    Em França, a 30ª jornada da primeira divisão francesa ficou encerrada com o triunfo por 4-1 do Paris Saint-Germain frente ao Lyon.

    Com este triunfo, o PSG lidera com 66 pontos, mais 11 do que o Mónaco, quando faltam cinco jogos às duas equipas para o fim da temporada.

    Em entrevista à RFI, Marquinhos, defesa e capitão brasileiro do Paris Saint-Germainde 29 anos, estava satisfeito por ter estabelecido um novo recorde, tendo vestido o maior número de vezes a camisola parisiense, com 438 jogos disputados.

    O Paris Saint-Germain está a apenas dois triunfos de se sagrar Campeão de França pela 12ª vez.

    Do lado do Lyon, a temporada foi complicada, mas nos últimos meses a equipa tem subido e já ocupa o oitavo lugar com 41 pontos, às portas dos lugares que dão acesso às competições europeias.

    Em entrevista à RFI, Henrique Silva, defesa brasileiro do Lyon, admitiu que a equipa quer terminar bem a temporada, tendo ainda para disputar a final da Taça de França frente ao PSG.

    Mas antes disso, o lateral esquerdo afirmou que o jogo frente aos parisienses foi complicado devido ao início da partida em que sofrerem dois golos em seis minutos.

    Henrique Silva, defesa brasileiro do Lyon de 29 anos, já representou o Vasco no Brasil, onde foi formado e saiu apenas em 2021 para se juntar ao plantel da equipa francesa.

    Faltam quatro jornadas para o fim da primeira divisão francesa de futebol, no entanto algumas equipas, entre elas o PSG, têm um jogo em atraso que vão disputar nesta quarta-feira 24 de Abril.

    Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.

    Mon, 22 Apr 2024
Afficher plus d'épisodes