Filtrer par genre

Sons da Terra

Sons da Terra

Grupo EP

Os repórteres do programa Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima falam de natureza em um bate-papo descontraído e recheado de informação.

198 - Anta, a jardineira das nossas florestas
0:00 / 0:00
1x
  • 198 - Anta, a jardineira das nossas florestas

    No episódio de hoje, o repórter Paulo Augusto conversa com o biólogo Hiago Ermenegildo, de São Miguel Arcanjo, São Paulo, sobre curiosidades e características do maior mamífero nativo terrestre do Brasil, em comemoração ao Dia da Anta, lembrado neste 27/04. A repórter Ananda Porto e o biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima também participam do bate papo. Os sons emitidos pela espécie impressionam pela complexidade e diferentes funções. Assista e confira!

    Thu, 25 Apr 2024 - 12min
  • 197 - Estrelinha-ametista: o besourinho das nossas matas

    No episódio de hoje, o repórter Giuliano Tamura conversa com o biólogo Luciano Lima e com o editor do Terra da Gente, Leonardo Vilela, sobre um dos menores beija-flores do Brasil - o estrelinha-ametista (Calliphlox amethystina). Além das características da espécie, vamos falar sobre o registro de um ninho e a rotina da fêmea e seus cuidados com os filhotes. As imagens foram feitas numa reserva biológica que fica em Santa Rita do Sapucaí-MG. Assista e confira!

    Thu, 18 Apr 2024 - 19min
  • 196 - Johan Dalgas Frisch e o pioneirismo na observação de aves

    No episódio de hoje, o jornalista Ciro Porto conversa com o biólogo Luciano Lima sobre as obras de Johan Dalgas Frisch. Filho de imigrantes dinamarqueses, o engenheiro e ornitólogo fez história na observação de aves do Brasil. Há 60 anos, Dalgas e seu pai, Svend Frisch, lançavam o primeiro guia de campo de aves brasileiras. Pouco antes, em 1962, Dalgas gravou seu primeiro LP chamdo "Canto das Aves do Brasil". Disco que ficou mais de quatro meses consecutivos em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do Brasil. Essas e outras histórias você confere aqui!

    Thu, 11 Apr 2024 - 29min
  • 195 - As aves de Luiz Gonzaga

    Os repórteres do Terra da Gente, Paulo Augusto e Ananda Porto, e o biólogo Luciano Lima conversam sobre como as aves do sertão inspiraram o rei do baião em suas composições.


    Venha se inspirar com a gente!


    Foto: Luiz Ribenboim

    Thu, 04 Apr 2024 - 21min
  • 194 - Caburé-acanelado e os mistérios que cercam essa ave fantasma

    No episódio de hoje, os repórteres Giuliano Tamura e Ananda Porto conversam com o biólogo Luciano Lima sobre uma das corujas mais difíceis de ser observada na natureza, a caburé-acanelado (Aegolius harrisii). Assista e confira! Fotos: Wagner Loureiro e Leonardo Casadei.

    Thu, 28 Mar 2024 - 20min
Afficher plus d'épisodes